Cães têm sentimentos

Cães tem sentimentos

Quem tem ou já teve um cachorro sabe que eles têm sentimentos, independente de qualquer estudo ou pesquisa científica.

Ainda assim, é sempre bom saber que estudos científicos já comprovaram que os cães são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir felicidade ou sofrimento.

Através de ressonância magnética, diversas experiências já foram realizadas com cachorros acordados, sem nenhum tipo de sedação, onde foram observadas alterações nas ondas cerebrais, semelhantes às de humanos. Foram detectadas quando os cães ouviram a voz do dono, foram ameaçados ou puderam sentir o cheiro de uma deliciosa refeição.

Alguns humanos ainda não perceberam

Embora os cães já tenham sido domesticados há mais de 27 mil anos, por não usarem a forma de comunicação falada ou escrita da linguagem humana, muitos humanos ainda não perceberam que são criaturas com direitos semelhantes aos nossos, no que diz respeito ao bem estar e conforto.

Estima-se que no mundo inteiro existam mais de 300 milhões de cachorros nas ruas, sobrevivendo sem abrigo, sem higiene e sem alimentação adequada.

Mesmo quando se fala em cachorros adotados, muitos são usados meramente como guardiões da casa. Servem para alertar ou impedir possíveis invasões. Alguns são tratados como bibelôs, apenas para enfeite e elevação de status social do humano que os possui.

233883651_5d78590638_o

Abandono e Punição

Políticas públicas precisam ser criadas para garantir a defesa desses animais. Eles não podem mais ser tratados como objetos, muito menos descartáveis.

Sabemos que muitos são abandonados porque o dono muda de endereço e não os leva, ou porque a esposa fica grávida. Até mesmo porque as crianças “enjoaram” do cachorro, como se ele fosse um brinquedo. Além disso, alguns donos permitem que o cachorro passeie sozinho, sem identificação. Muitos acabam se perdendo, passando a viver nas ruas como tantos outros.

São necessárias punições mais severas para quem agride ou negligencia esses seres. Eles não são como os animais selvagens ou silvestres que vivem por conta própria na natureza. Foram trazidos pelo humano à sociedade e do humano dependem para sobreviver.

Quais são os sinais que VOCÊ percebe em seus cães, que te dão a certeza de que eles têm mesmo sentimentos? O que você acha que precisa ser feito para que mais humanos entendam e respeitem esses sentimentos? Deixe seus comentários na seção abaixo.

 

  • Jacqueline Cohen adora animais, ler, pesquisar e escrever, assim como ajudar de alguma forma os animais carentes, que precisam de socorro e resgate.

Deixe um Comentário