O Gato Tom – de Tom & Jerry

 Amigos ou Inimigos?  

Criado por William Hanna e Joseph Barbera em 1940, o seriado Tom & Jerry mostrava uma batalha interminável entre o gato e o rato.
Tom sempre perseguia Jerry e se dava mal na maioria das vezes.

A dupla vivia na mesma casa, mas Jerry parecia ser sempre mais esperto que Tom. E ainda contava com a proteção do cachorro da casa, um enorme bulldog e da empregada cujo rosto nunca aparecia. 

 

Sempre que Tom conseguia ser bem sucedido e tinha a chance de capturar Jerry, acabava tendo piedade e libertava o ratinho. Em situações de extremo perigo, os dois até defendiam um ao outro e até eram amigos.

 

Uma longa história

O seriado foi apresentado pela MGM (Metro-Goldwyn-Mayer) de 1940 a 1957 em 114 episódios escritos e dirigidos por seus criadores e ganhou 7 Oscar de melhor animação em curta-metragem, mais do que qualquer outra animação.

Depois que a MGM fechou o estúdio de desenhos animados em 1957, a produção da série passou por outras mãos, sofreu algumas alterações, voltou duas vezes para os estúdios Hanna – Barbera, passou por outros e seguiu para a Warner Bros.Tom é um gato azul em alguns episódios e cinza em outros, dependendo da produção.

Politicamente incorreto

Com poucas falas e uma excelente trilha sonora de músicas clássicas, alguns episódios foram criticados e até censurados, considerados politicamente incorretos, por apresentarem violência excessiva nas batalhas entre o gato e o rato, além de cenas de racismo, tabagismo e suicídio. 

 

Em 2015, Tom completou 75 aninhos

Fontes:

Blog History of World

Wikipedia

  • Jacqueline Cohen adora animais, ler, pesquisar e escrever, assim como ajudar de alguma forma os animais carentes, que precisam de socorro e resgate.

Deixe um Comentário