Comportamento
10 Mitos sobre os cachorros que ainda persistem
Humanos e cachorros já convivem por milhares de anos. Podemos dizer que já adquirimos uma melhor compreensão de seu comportamento. No entanto, ainda hoje, mitos e conceitos errôneos ainda são abundantes. Veja 10 mitos sobre cachorros que persistem até os dias de hoje:
1 – Os cachorros enxergam tudo em preto e branco
Estruturalmente, a retina canina contém 2 dos 3 tipos de receptores fotográficos necessários para ver a cor. Estudos mostraram que eles vêem várias cores, incluindo diferentes saturações de amarelo, azul e cinza. As cores verde e vermelha não são facilmente distinguidas por eles.
2 – Os cachorros comem grama quando estão doentes
É verdade que alguns cães comem grama quando estão doentes ou com náuseas. No entanto, muitos cães comem grama por outros motivos, incluindo tédio, comportamentos de deslocamento e oportunidade. Alguns cães gostam de comer grama porque é divertido. Isso não é um problema, desde que a grama não tenha sido tratada com produtos químicos. Portanto, desde que seu cão goste de comer pequenas quantidades de grama e isso não o deixe doente, não há necessidade de interromper esse comportamento.
3 – Um rabo abanando significa um cão amigável
Um rabo abanando nem sempre é um sinal de amizade. Cuidado, interpretar mal esse sinal pode causar uma pequena mordida. Abanar a cauda pode significar felicidade, excitação e atenção, ou pode sinalizar medo, ansiedade ou ser um prelúdio para a agressão. A linguagem corporal canina é complexa e pode ser mal interpretada. Sempre avalie a linguagem corporal de todo o cão. Melhor ainda, nunca se aproxime ou acaricie um cachorro que você não conhece sem pedir primeiro a permissão do proprietário. Ainda assim, tome cuidado, pois uma grande parte do cães se sente ameaçada ao ser tocada por estranhos, principalmente nas patas e na barriga.
4 – Um ano de cachorro é igual a sete anos humanos
Essa generalização não é verdadeira. De fato, o primeiro ano de vida de um cão pode ser equivalente aos primeiros 12 a 14 anos de um ser humano. A idade de um cão depende de muitos fatores, como raça, tamanho e genética. O cão pequeno médio pode viver de 15 a 18 anos, enquanto um cão de raça grande ou gigante pode viver apenas de 7 a 10 anos.
5 – A saliva dos cães tem propriedades curativas
Esse mito provavelmente se originou da observação de que quando os cães lambem suas feridas, elas parecem sarar mais rapidamente. A razão pela qual elas podem sarar mais rápido não é porque a saliva dos cães tem propriedades curativas, mas porque o processo de lamber retira o tecido danificado e estimula o fluxo sanguíneo, o que, por sua vez, promove uma cicatrização mais rápida. Por outro lado, há um grande risco de que estas lambidas levem mais bactérias ao ferimento, provocando infecções. Então, o melhor a fazer é evitar que o cão lamba o ferimento.
6 – Você não pode ensinar novos truques a um cachorro velho
Isto definitivamente não é verdade. Cães mais velhos podem aprender novos truques, o que eles nem sempre querem. Como nós, com a idade, eles podem estar menos interessados em aprender novas atividades e responder menos ao treinamento. Lembre-se também de que alguns cães mais velhos têm problemas de visão, audição ou articulações , o que pode dificultar um pouco o treinamento. Com tempo e paciência, um cão mais velho deve ser capaz de aprender qualquer truque que um cão mais jovem possa, dentro das limitações de sua capacidade física.
7 – As cadelas precisam passar por um cio antes de serem esterilizadas
Permitir que uma cadela passe por um cio antes de ser esterilizada não a torna mais saudável. De fato, castrá-la antes do primeiro cio reduzirá significativamente a probabilidade de câncer mamário mais tarde na vida. Alguns argumentam que as cadelas podem estar perdendo alguma coisa por não terem uma ninhada. No entanto, as cadelas não experimentam uma sensação de perda por não terem filhos. Há diversas vantagens na castração, Leia mais em: A Importância da Castração de Cães e Gatos
8 – Se um cão realmente ama o dono, o recebe com festa
Não é verdade que somente os cachorros que perdem o controle quando você chega em casa, correndo, pulando e latindo que o amam. Os cachorros que nada fazem ou que apenas abanam o rabinho podem amar também. Isso quer dizer apenas que o comportamento do cachorro nunca foi direcionado. Existem diferentes métodos para ensinar o cão a receber o dono e outras pessoas de forma tranquila.
9 – Os vira-latas são mais saudáveis que os cachorros de raça
Algumas pessoas acreditam tanto neste mito que até deixam de vacinar seus vira-latas acreditando que, como eles passaram várias gerações nas ruas, adquiriram um sistema imunológico mais forte e capaz de superar doenças. Mas isso não é verdade. A expectativa de vida de cães que vivem nas ruas é muito mais baixa do que a dos que vivem em casa. Eles costumam morrer das mesmas doenças que afetam os todos os cachorros. A diferença é que os de rua não costumam ser diagnosticados e muitas vezes não chegam à idade mais avançada onde algumas doenças se instalam.
10 – Deve-se esfregar o focinho do cachorro no xixi que ele fizer no lugar errado
Já está comprovado há muito tempo que este truque não funciona. Ensinar um cachorro a fazer as necessidades fisiológicas no lugar certo só funciona com paciência e reforço positivo.
Fotos: Pexels
Você lembra de algum mito sobre os cachorros que não tenha sido citado aqui? Deixe seus comentários
Deixe um Comentário