Comportamento
5 Lições de vida para aprender com um gato
Os gatos são criaturas fascinantes. Envoltos em ares misteriosos, demoramos um pouco para entendê-los. Mas, ao observar seu comportamento, podemos aprender com eles algumas valiosas lições de vida.
1 – Saber se valorizar
Os gatos sabem do seu valor. Eles podem amar profundamente, mas você não vê um gato assumir uma postura de submissão, nem aceitar humilhação, mesmo que para isso tenha que “disfarçar” seus sentimentos.
Muitos de nós, humanos, teríamos relacionamentos mais saudáveis se não nos esquecêssemos do nosso valor.
2 – Valorizar as coisas mais simples
Quem nunca viu uma foto onde o dono tira o presente de dentro de uma caixa de papelão e o gato pula dentro da caixa ao invés de desfrutar do presente?
Todos que gostam de gatos já sabem de sua predileção por caixas de papelão. Mas não é só isso. Um clips, uma bolinha de papel ou um pedacinho de fio podem virar valiosos brinquedos para um gato.
Eles se importam mesmo é com a diversão. Afinal, o verdadeiro valor está em que vê e não nas coisas.
Em nossa cultura humana, adquirimos a tendência a valorizar mais as coisas caras e sofisticadas. É claro que se pudermos comprar uma roupa de grife ou uma cama de qualidade, teremos mais elegância e conforto. Mas, se não pudermos, não precisamos ficar infelizes.
3 – Tomar distância do que desagrada
Os gatos não gastam tempo e energia com o que não lhes faz bem. Eles procuram sempre o aconchego de algum cantinho da casa, ou de um colo. Importam-se com uma comidinha gostosa, com a própria higiene, com o lazer e descanso. Vivem de acordo com a própria vontade, sem a preocupação de desagradar.
Pensando bem, não é assim mesmo que gostaríamos de viver?
4 – Fugir dos perigos
Ao menor sinal de perigo, os gatos fogem rapidamente e se protegem. Não correm riscos desnecessários. Só precisamos tomar cuidado para que nossos gatos não fujam para a rua, já que os perigos das ruas para os gatos são muitos.
Quantas vezes nós até percebemos os perigos e ficamos ali, diante deles, estagnados, pagando para ver o que vai acontecer? Sobretudo quando situações desfavoráveis ou pessoas tóxicas se aproximam de nós. Sejamos espertos como os gatos!
5 – Saber relaxar
Gatos são especialistas em descanso e relaxamento. Eles dormem o suficiente para repor as energias e acordar extremamente dispostos para “caçar” e lutar pela vida.
Enquanto isso, nós vamos deitar com as preocupações e não nos empenhamos em de fato repor nossa energia. Não entendemos a importância de esvaziar a mente e relaxar o corpo como um preparo para as batalhas da vida.
Photo by Mermek AM BD from Pexels
E você? Qual a maior lição de gato que já aprendeu?
Deixe um Comentário