Saúde
6 Maneiras de Cuidar da Saúde Mental do seu Cachorro
Saúde Mental do Cachorro
1 – Cuidados com a saúde física
É como diz o velho ditado: corpo são, mente sã. Vale para os cães também. A saúde física afeta muito a saúde mental, por isso, deve ser priorizada. O que fazer:
- Consulta ao veterinário quando houver sinal de problema
- Consultas periódicas para avaliação geral, check-up, vacinas e prevenção
- Alimentação regular de qualidade, seja natural ou ração
- Cuidados com a higiene
2 – Atividade Física
Esta é uma questão comum entre nós humanos e nossos cachorros. A atividade física é importante tanto para a saúde física quanto mental.
Mas, fique atento: o tipo de exercícios, a intensidade e a frequência variam muito de acordo com a idade. As condições físicas do cachorro e algumas características típicas da raça. Por exemplo, os cachorros de raças braquicefálicas, aquelas de focinho curto, não têm facilidade para caminhadas muito longas, pois seu fôlego logo se extingue. Já os cães com as patas longas têm maior facilidade para nadar.
3 – Reveze os brinquedos
Existe uma ampla variedade de brinquedos para cães e eles têm finalidades distintas.
Há aqueles que servem como passatempo, os mordedores, feitos de pelúcia, plástico ou outro material. Estes combatem o stress e a ansiedade do cachorro.
Há os que proporcionam a interação entre o cachorro e seus tutores, pois são feitos para que brinquem juntos.
Uma boa alternativa também são os chamados brinquedos recheáveis. São aqueles em que você coloca ração ou petisco dentro, que vão sendo liberados aos poucos, conforme o cachorro movimenta o brinquedo. Além de um excelente passatempo, esse tipo de brinquedo é também um desafio para eles.
É importante fazer o revezamento dos brinquedos, porque eles também enjoam. Mesmo um brinquedo antigo, depois de alguns dias, representa uma novidade e pode ser muito estimulante.
4 – Interação Social
Os cães são animais sociáveis, portanto, é importante para eles que encontrem outras pessoas e outros animais também. Isso pode ser feito durante os passeios na rua, em praças, parques ou na casa de alguém.
Existem também as creches para cães, que promovem atividades físicas, diversão e convívio social.
Alguns cães não são muito fáceis de serem socializados e podem precisar do auxílio de especialistas comportamentais.
5 – Paz e Sossego
Ainda pensando na saúde mental dos cachorros, sim, eles precisam de atividades físicas e contatos sociais. Mas, precisam também de seus momentos de descanso e aconchego.
Assim, é importante que ele tenha um lugar próprio, que seja só dele, para onde possa ir descansar ou ficar longe das confusões.
Se ele fica no quintal, é fundamental que tenha uma casinha ou um cantinho coberto, protegido do sol, da chuva, do frio e do calor. E que ele possa deitar e relaxar.
Já se fica dentro de casa, o ideal é que tenha uma caminha, de preferência em local mais reservado, onde ele possa dormir e descansar.
Na verdade, dentro ou fora de casa, os cachorros gostam de ter um lugarzinho de refúgio, que seja um cantinho deles. Nós precisamos respeitar seu tempo e seu espaço e não ficar chamando e acordando a todo momento.
6 – Carinho e atenção
Os cachorros têm sentimentos e percebem quando são queridos por seus humanos.
Mas, de que formas você pode demonstrar o seu afeto? Um sorriso, um afago na cabeça, algumas palavras pronunciadas de forma carinhosa. Tudo isso faz muita diferença. Além disso, tempo para ficar com eles, mesmo que seja para ver TV ou ouvir música juntos.
Ao receberem carinho e atenção, eles se sentem mais seguros e protegidos.
Além de fazer bem à saúde mental do cachorro, faz bem para nós também.
Deixe um Comentário