Comportamento
7 atitudes para evitar que seu cachorro fuja
Evitar que seu cachorro fuja é uma grande preocupação para muitos donos. Mas, não é assim tão difícil. Por isso, recomendamos algumas atitudes que podem ajudar:
1 -Use coleira e guia nos passeios
Use a guia acoplada a uma coleira, peitoral ou roupinha própria. Por mais comportado que seja o seu cãozinho, imprevistos acontecem e dessa forma ele ficará sob o seu controle.
2 – Mantenha o portão bem fechado
Certifique-se de que o portão da sua casa esteja com fechaduras e trincos em bom estado, que permaneçam fechados enquanto o cachorro tiver acesso e que não haja frestas por onde ele possa passar. Telas de proteção podem ajudar a cobrir frestas e ampliar a altura de portões e muros.
3 – Reserve um local onde o cachorro se sinta seguro e confortável
O risco de fuga diminui muito quando o cachorro tem dentro de casa um cantinho onde ele se sinta seguro e confortável nos momentos de medo, como quando há trovões ou fogos de artifício.
4- Exercite seu cachorro
Passeios e alguns tipos de brincadeiras são ótimas formas de exercitar seu cachorro. Com isso, ele gasta energia, diminui muito ou até elimina o stress, que muitas vezes determina o desejo de fuga.
5- Combata o tédio
Brinquedos que ajudem o seu pet a passar o tempo e a se distrair sozinho podem ajudar muito. Alguns estimulam o instinto de caça, outros a curiosidade e novas descobertas.
6 – Saia de casa sem fazer alarde
Alguns cães se desesperam ao ver seus donos irem embora e sentem-se motivados a segui-los, o que pode provocar fugas.
7 – Providencie a castração
A castração tem inúmeros benefícios para a saúde e comportamento do cachorro, entre eles a diminuição do desejo de fuga. Os machos não mais se interessam em seguir fêmeas que estejam no cio pelas ruas. As fêmeas não entram mais no cio e ambos tendem a desenvolver um temperamento mais calmo.
A importância da identificação
Mesmo com todos os cuidados, situações provocadas pelos outros e incidentes acontecem. Os cães fogem por instinto e, passados os momentos iniciais de deslumbramento, podem ficar perdidos e desorientados. Uma plaquinha de identificação com nome e telefone do dono fará toda a diferença para que ele volte para a casa.
Deixe um Comentário