Saúde
7 Cuidados Básicos ao levar o cachorro para passear
Levar o cachorro para passear é uma forma de fazê-lo praticar exercício físico, socializar com outros cães e pessoas, além de aguçar os sentidos.
Porém, os passeios requerem alguns cuidados básicos, que não devem ser dispensados, para o bem dos bichinhos.
Os cuidados devem ser tomados, de qualquer forma, mas é bom lembrar que os passeios aumentam alguns riscos que queremos evitar.
1 – Vacinas devem estar em dia
Ao passear na rua ou em parques, o cachorro certamente terá contato ou com outros cachorros, ou com a urina e fezes deles.
Esse contato pode causar a transmissão de doenças que são prevenidas pelas vacinas.
Por isso, não deixe de levar o seu para ser vacinado conforme orientação do veterinário
2 – Vermífugo deve estar em dia
Ao andar nas ruas, os cachorros estão ainda mais sujeitos ao contato com excrementos de outros cachorros, até mesmo de humanos, que possam conter ovos de lombrigas e outros vermes.
Os vermes podem ser perigosos à saúde, por isso tomar vermífugo é muito importante.
3 – Antipulgas e carrapatos neles
Novamente, ruas e parques costumam abrigar pulgas e carrapatos e os cachorros precisam estar protegidos para não se infestarem com essas criaturas desagradáveis, que trazem perigo à saúde deles.
4 – Coleira e Guia
Mesmo o cachorro bem comportado e bem treinado pode ter um comportamento imprevisível em algumas situações.
Não deixe por conta dele, levar o cachorro para passear com coleira e guia irá protegê-lo. No lugar da coleira, pode ser uma corrente, um peitoral, um colete ou uma roupinha própria, onde uma guia possa ser acoplada. Veja alguns modelos aqui
5 – Identificação
Por mais cuidado que se tome, ninguém está livre de passar por uma situação na qual o cachorro possa fugir ou se perder.
Se isso ocorrer, as chances de que ele possa retornar se estiver identificado, são muito maiores.
A identificação pode ser feita diretamente na coleira (numa etiqueta de papel ou de metal com gravação), em bordado na coleira ou na roupa ou em pingente.
6- Evitar o risco de torção gástrica
Se o seu cachorro for pequeno e comer pouquinho, também é pequena a chance de que ele tenha uma torção gástrica se for passear depois de comer.
Mas, se o seu cachorro for grande, comer bastante e tomar bastante líquido, é recomendável levar o cachorro para passear ANTES de comer, e não depois.
A torção gástrica é uma síndrome que provoca a dilatação e a torção do estômago, podendo levar o cachorro à obito se não socorrido a tempo. Ela pode acontecer com a prática de exercícios físicos após uma refeição.
7- Levar um kit de coleta de excrementos
Bom, aí já é uma questão de cidadania, né?
Imagine que bom se você levasse o seu cãozinho para passear e não tivesse que se deparar com as fezes que os outros deixaram pelo caminho?
Então, os outros cães e tutores também irão agradecer se você levar algo para coletar as fezes que o seu cãozinho deixar.
Pode ser um saquinho de lixo com algo para pegar, ou o famoso “cata-caca”.
Deixe um Comentário