Comportamento
7 Grandes Diferenças entre Cães e Gatos
Existem mesmo grandes diferenças entre cães e gatos e, claro, há exceções também. Entretanto, é interessante que os donos, ou futuros donos, conheçam algumas delas, até mesmo para definir qual animalzinho de estimação se adaptaria melhor em sua casa.
1 – Brincadeiras
Existem os brinquedos específicos desenvolvidos para cada espécie, de acordo com suas características. Como os gatos gostam muito de arranhar, os brinquedos de sisal e outros materiais ásperos são ótimos para eles. Assim como os que possuem penas, que os remetem ao instinto de caça de aves.
Já os cachorros adoram morder, puxar e correr. Para eles, as bolinhas e mordedores são os mais indicados.
2 – Necessidades Fisiológicas
Os gatos em geral rapidamente aprendem a fazer as necessidades numa caixa de areia, também conhecida como bandeja sanitária.
Já os cachorros precisam ser treinados para fazerem as necessidades em locais apropriados definidos pelos donos. Normalmente na rua, no quintal ou em tapetes higiênicos.
3 – Alimentação
Os gatos devem ter o alimento disponível o tempo todo, para que comam aos pouquinhos, sempre que quiserem. O ideal é que se alimentem a cada três horas. Isso reduz muito a chance de desenvolverem problemas com o fígado.
Os cachorros não devem ter alimentação à vontade, e sim serem alimentados em horários específicos, geralmente duas vezes ao dia.
4 – Comportamento
Os gatos costumam ser mais contidos e discretos que os cachorros. Sistemáticos e meticulosos, gostam de organização e tudo no seu devido lugar. São temperamentais e não perdoam com muita facilidade, além de serem pouco obedientes.
Os cachorros são mais expansivos e desordeiros. Perdoam com muita facilidade e são mais obedientes.
5 – Passeios
Os gatos são mais independentes, alguns costumam sair sozinhos e voltar quando bem entendem. Porém, esse comportamento traz perigos que todo dono de gato precisa conhecer.
Os cachorros também gostam de passear, mas a maioria não se importa de sair com guia e coleira e de ser controlado por pessoas. Alguns gatos aceitam, mas são minoria.
6 – Água
A maioria dos gatos, sabidamente, não gosta de se molhar, muito menos de tomar banho. Mas isso não é um problema, pois eles se limpam muito bem com a própria língua. Na hora de beber água, muitos não gostam de água parada e preferem as fontes, com a água em movimento.
Os cachorros costumam gostar de brincar na água, embora alguns também não gostem de tomar banho e normalmente não se importam em beber água direto da vasilha.
7 – Demonstrações de afeto
Sim, também existem diferenças entre cães e gatos na forma de demonstrar afeto.
Os gatos são sutis e mostram seu afeto piscando os olhos, dando cabeçadinhas, ronronando e se esfregando na pessoa.
Já os cachorros são mais expansivos e costumam demonstrar afeto com olhares, lambidas, latidos e balançando o rabo.
Deixe um Comentário