Saúde
7 Motivos para correr com o seu gato para o veterinário
Correr com o seu gato para o veterinário é indicado e necessário em algumas situações.
Sabemos que algumas emergências aparecem repentinamente. Mas, tratando-se de gatos, alguns sinais podem indicar que problemas graves de saúde poderão acontecer se providências imediatas não forem tomadas.
Nem sempre é possível perceber esses sinais, já que alguns são bem sutis, mas, se perceber, a melhor providência é levar o gato ao veterinário.
1 – Dificuldade em respirar
Observe se o gato está respirando com a boca aberta, arfando, tossindo, emitindo chiados incomuns.
Este tipo de ocorrência não pode esperar, pois, apenas 3 minutos sem respirar podem levar um indivíduo a óbito.
2 – Sinais de dor
Uma boa parte dos gatos é especialista em disfarçar uma dor. Eles não costumam miar alto ou chorar.
Os principais sinais, que podem indicar que um gato esteja com dor são:
– mudança de comportamento
– deixar de comer
– ficar escondido
– ficar agressivo
– respiração ofegante
– não dormir
3 – Vômitos ou diarreias com sangue
Quase todos os gatos vomitam e têm diarreia de vez em quando. Mas, quando o sangue está presente, pode indicar um sintoma de algo mais grave. Portanto, um veterinário deverá ser procurado imediatamente.
4 – Ingestão de substâncias tóxicas
Quanto mais rápido o atendimento, maiores as chances de sobrevivência. Os principais sinais de ocorrência desta ingestão são:
– Vômitos e diarreias (às vezes com sangue)
– Salivação excessiva
– Tosse e espirros
– Irritação gástrica
– Irritação da pele
– Dificuldade respiratória
– Convulsões, tremores e espasmos musculares
– Dilatação da pupila
5 – Paralisia súbita das patas traseiras
O tromboembolismo aórtico é uma complicação de problemas cardíacos em gatos. Quando ocorre, um coágulo se aloja nas patas traseiras, provocando uma paralisia repentina.
Quando isso acontece, os gatos mostram sinais de muita aflição, ficam ofegantes e costumam até vocalizar o desespero, Essa condição requer socorro imediato.
6 – Acidentes, quedas e brigas
Muitas vezes, um gato que tenha caído de uma grande altura ou que tenha sido atingido por carros, portas de garagem ou atacado por cães, pode parecer ileso por fora.
Claro que ferimentos aparentes requerem atendimento imediato, mas, nas ocorrências acima, é possível que os ferimentos sejam apenas internos. Então, de qualquer forma, o gato deverá ser avaliado por um veterinário.
7 – Micção irregular
Observe se o seu gato está urinando fora da caixa de areia, fazendo esforço para urinar, lambendo excessivamente os genitais e apresentando sinais de dor ao urinar.
É importante levá-lo o quanto antes ao veterinário, caso isso esteja ocorrendo, pois essa condição pode evoluir rapidamente para uma obstrução urinária, que é quando o gato não consegue urinar. Além da dor intensa e grande desconforto, pode também progredir para insuficiência renal e até parada cardíaca.
Deixe um Comentário