Comportamento, Curiosidades
Os 9 Mitos sobre os gatos que você precisa saber
Os 9 mitos sobre os gatos que voce precisa saber são:
1. Gatos pretos dão azar
Na Idade Média, os felinos pretos eram considerados como bruxas que teriam sido transformadas em bichos. Eles eram sempre associados à magia negra, às trevas e aos maus espíritos.
Séculos se passaram, o mito foi se transformando, mas não deixou de existir.
Enquanto em alguns países eles são considerados causadores de azar, diz-se que os felinos pretos trazem boa sorte em outras partes do mundo.
No Japão, acredita-se que seja boa sorte se um gato preto cruzar seu caminho. Mas em grande parte da Europa e dos EUA, a presença de um gato preto é considerada como a má sorte que está a caminho.
Na Alemanha, depende de qual direção um gato preto anda na sua frente. Da esquerda para a direita significa bons tempos à frente, mas da direita para a esquerda significa o oposto.
Alguns italianos acreditam que, se um gato preto pular na cama ao lado de uma pessoa doente, a pessoa morrerá em breve.
Se um gato preto aparece à sua porta na Escócia, a tradição sugere que você deve investir dinheiro. Já na China, alguns acreditam que os gatos pretos são portadores de pobreza.
No Brasil, muitas pessoas ainda acham que cruzar com um gato preto na rua seja sinal de azar. E assim como em outras partes do mundo, eles são os mais usados em rituais religiosos e oferecidos em sacrifício.
Infelizmente, por tudo isso, os gatos pretos são os menos adotados e os mais abandonados. Na realidade, o grande poder que os gatos pretos possuem são de dar amor e afeto incondicional, como qualquer outro gato.
2. Todos os gatos odeiam a água
A maioria dos gatos domésticos não é grande fã de água, mas qualquer um que já tenha visto vídeos de gatos saberá que nem todos eles odeiam se molhar.
Os cientistas acham que a razão pela qual a maioria dos gatos odeia a água pode ser porque seus pêlos não secam muito rapidamente. Isso pode deixá-los bastante desconfortáveis e possivelmente frios. O peso da água também deve atrapalhar um animal que é normalmente ágil, o que significa que eles não podem escapar do perigo percebido tão rapidamente. Outra razão é que os ancestrais dos gatos evoluíram em áreas desérticas, onde a terra é seca e tem muito pouca chuva, se é que existe alguma.
Algumas pessoas borrifam água em gatos na tentativa de fazer com que parem com algo. Imagine como você se sentiria se alguém borrifasse água de repente em seu rosto, provavelmente entenderia porque os gatos não gostam disso.
Os veterinários orientam que gatos comecem a tomar banho enquanto ainda filhotes. Desta forma eles não terão traumas e tenderão a aceitar bem. Depois de adultos, caso nunca tenham tomado banho, alguns podem realmente estranhar e não se adaptar. Mas isso pode não ser exatamente um problema, pois eles são muito higiênicos e se limpam com a própria língua com muita freqüência, de forma bastante eficaz.
Ainda assim, se você quiser ou precisar dar banho em seu gato por razões médicas, ou porque ele se sujou além da conta, use um pouco de incentivo positivo, como um petisco favorito, introduzindo-o suavemente na água.
3. Gatos não são amorosos, se você quer um animal de estimação amoroso, pegue um cachorro
Talvez o maior debate dos tempos modernos seja se cães ou gatos são melhores animais de estimação. Um dos argumentos do lado dos cães é que os gatos não são amorosos.
Os gatos domésticos são, por sua natureza, mais independentes do que os cães domésticos. Em parte porque não foram criados para passar muito tempo em torno dos humanos. Também porque os ancestrais selvagens dos felinos de nossa casa não vivem naturalmente em um mesmo tipo de grupo familiar que os caninos.
Estudos recentes descobriram que os gatos não mostram sinais de desconforto quando seus donos saem. Também não ficam particularmente alegres quando o dono retorna para eles.
Mas, mesmo que os gatos não pulem no colo de seu dono fazendo um estardalhaço quando este chega em casa, eles demonstram sim afeição. Além disso, muitos gostam de ser acariciados e afagados.
4. Gatos sempre caem em pé
É verdade que muitas vezes os gatos caem sim em pé, mas não é sempre, em qualquer situação. Os gatos possuem um grande reflexo de endireitamento, por meio do qual eles são capazes de se contorcer rapidamente no ar enquanto caem. Mas, eles precisam ter tempo hábil para isso. Além disso, a altura não pode ser muito grande ou eles irão se ferir de qualquer forma.
Assim, é importante manter telas nas janelas e varandas, principalmente em apartamentos dos andares altos.
5. Os gatos têm sete vidas
Como o resto de nós, os gatos só têm uma vida. De onde será que surgiu esse mito?
No antigo Egito, eles eram tratados como animais sagrados e adorados como criaturas divinas com poderes psíquicos ou sobrenaturais, então alguns pensam que o mito poderia ter se originado lá.
Mas é mais do que provável que o mito tenha se desenvolvido com o tempo devido à capacidade dos gatos de se livrarem de situações difíceis, com agilidade e destreza.
De qualquer forma, é bom lembrar que os gatos são animais sensíveis, sujeitos a perigos e doenças de toda ordem. Por isso precisam de cuidados e atenção, como qualquer outro animal de estimação.
6. Gatos ronronam somente quando estão felizes
O ronronar de um gato começa em seu cérebro. Em seguida, é enviada uma mensagem para os músculos de suas cordas vocais, que se contorcem e se separam quando o gato inspira e expira, produzindo o som ronronante.
É muito comum os gatos ronronarem quando estão felizes, mas esta não é a única condição.
Eles também podem ronronar quando estão assustados, sentindo-se mal ou sentindo dor, a fim de proporcionar conforto a si mesmos. Os gatos também podem ronronar para confortar seus filhotes.
7. Gatos enxergam na escuridão total
Gatos são incapazes de enxergar na escuridão total, assim como os humanos. Mas eles estão muito melhor adaptados do que nós para enxergar com pouca luz. Seus olhos deixam entrar mais luz do que os nossos, por uma série de razões.
As córneas no olho de um gato são muito mais finas do que nos seres humanos. Suas íris (a parte colorida do olho) se abrem muito mais amplamente, o que permite que mais luz entre. As retinas na parte de trás dos olhos de gatos também têm mais bastões, responsáveis pela ampliação dos impulsos luminosos. Como muitos animais, os gatos também têm uma área reflexiva altamente desenvolvida na parte de trás de seus olhos. É isso que os faz brilhar à noite quando são apanhados em nossos faróis.
8. Leite de vaca faz bem aos gatos
Apesar da crença popular, os gatos não precisam de leite. Se forem alimentados com uma dieta equilibrada, eles vão receber todos os nutrientes que precisam dessa maneira. Leite pode perturbar seu estômago, especialmente se eles não estiverem acostumados. Isso ocorre porque, uma vez desmamados, muitos gatos se tornam intolerantes à lactose, pois perdem a capacidade de produzir a enzima necessária para digerí-la adequadamente. No entanto, se eles receberam leite de vaca regularmente durante toda a vida, poderão manter uma capacidade razoável de digerir a lactose.
Se você quiser dar leite ao seu gato, pode ser melhor comprar um equivalente sem lactose. No entanto, tenha em mente que qualquer leite contém calorias e pode levá-los a engordar.
Os filhotes devem beber leite para sobreviver, mas apenas o leite de sua mãe ou um especialmente adaptado.
9. Gatos são criaturas noturnas
Os gatos não são noturnos, mas são instintivamente crepusculares. Isso significa que eles são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer, quando as oportunidades de caça são abundantes e há luz suficiente para eles enxergarem bem. Só porque o seu gato é domesticado, isso não significa que ele vai ignorar essa predisposição genética à caça, mesmo que a comida esteja prontamente disponível. Mas eles geralmente se adaptam à sua rotina.
Os gatos costumam dormir quando a casa está quieta e se tornam mais ativos quando as pessoas chegam em casa. Eles podem dormir à noite, mas muitas vezes ainda acordam pelo menos algumas vezes.
Você pode ajudar a reverter as tendências crepusculares de um gato dando-lhe uma cama quente, usando brinquedos para atrair a curiosidade dele durante o dia e brincando com ele mesmo à noite antes de ir dormir.
Visite nossa Loja Online e não deixe de conhecer nossos produtos para os gatos. Temos caminhas, brinquedos, arranhadores, comedouros e bebedouros, acessórios, roupinhas, itens de higiene.
Vai lá: Produtos para Gatos MYPETPRINCE
Fontes: Blue Cross
Petmd
Deixe um Comentário