Comportamento, Saúde
Gata no cio – principais dúvidas
As gatas, como a maioria das fêmeas mamíferas, atravessam um período chamado CIO, também conhecido como estro, onde ocorrem grandes mudanças de comportamento. É o período em que as gatas estão férteis, manifestam grande desejo de acasalamento e aceitam os machos.
As gatas são consideradas reprodutoras poliéstricas sazonais. Isso quer dizer que entram no cio várias vezes por ano, com predominância nas estações mais quentes, onde os dias são mais longos que a noite.
Para os tutores isso pode gerar um grande transtorno e muitas dúvidas acabam surgindo.
Reunimos aqui as principais dúvidas e respostas que poderão ajudar:
1) Quando acontece o primeiro cio de uma gata?
Normalmente, o primeiro cio de uma gata ocorre entre os 5 e 9 meses de idade, ou quando atingem o peso corporal de 2,3 a 2,5Kg.
As gatas de pêlos longos, como as da raça persa, por exemplo, costumam ter o seu primeiro cio tardiamente, por volta dos 12 meses de idade. Enquanto as siamesas são mais precoces, podendo ter o seu primeiro cio já aos 3 meses.
2) Quanto tempo dura o cio de uma gata?
Nas estações mais quentes: de 5 a 14 dias (em média 7 dias)
Nas estações mais frias: de 1 a 6 dias (em média 3 dias)
3) De quanto em quanto tempo uma gata entra no cio?
Isso depende do que tiver ocorrido durante o cio:
a) Se não tiver ocorrido um cruzamento: normalmente o período varia de 45 a 90 dias ( chamada de fase anestro do ciclo reprodutivo. Esta fase ocorre normalmente no inverno e pode não ocorrer em regiões muito quentes ou localidades próximas à linha do Equador.
b) Se a gata não tiver ovulado: o período varia de 2 a 19 dias (chamada de fase interestro do ciclo reprodutivo)
c) Se tiver a ovulação, porém a gata não tiver ficado prenhe (chamada fase diestro do ciclo reprodutivo). Esta fase dura em média 15 dias, onde há predominância do hormônio progesterona.
d) Se tiver ocorrido um cruzamento e a gata ficar prenhe: o novo cio pode ocorrer logo após o parto, se não houver lactação e, de 14 a 28 dias após o desmame dos filhotes, se houver lactação.
Outros fatores que podem influenciar nesta questão:
e) A presença de gatos machos convivendo no mesmo ambiente que a gata, ou mesmo uma outra gata que também entre no cio, podem desencadear um novo cio.
Isso acontece pela liberação dos feromônios sexuais dos outros gatos (substâncias que são excretadas por um animal e modificam o comportamento de outro da mesma espécie, causando excitação ou estímulo)
f) Medicamentos, doenças, situações de stress intenso
4) Como saber se a gata está no cio?
Ao contrário das fêmeas caninas, nas gatas não ocorre o típico sangramento em determinado momento do ciclo reprodutivo. Por isso, é necessário observar seu comportamento. Os principais sinais que mostram que uma gata está no cio são:
a) caso um gato macho tente cruzar, ela aceitará
b) produzem miados altos e estridentes, principalmente durante a noite e madrugada
c) ficam mais carentes, costumam se esfregar mais nos móveis e nos donos, pedindo mais atenção
d) levantam os quadris e entortam a cauda para o lado, deixando os genitais à mostra com bastante freqüência, principalmente ao serem tocadas nas costas
e) rolam pelo chão e ficam de barriga para cima
f) mostram bastante agitação e tentam ir para a rua
g) urinam com maior freqüência e às vezes em locais diferentes, por toda a casa, em móveis e objetos, com jatos de odor mais fortes que o comum. A intenção é a de demarcar o território, chamando assim os machos.
h) podem demonstrar falta de apetite
5) A gata pode aparentar estar no cio e mesmo assim rejeitar o macho?
Pode sim, se ela estiver na fase chamada proestro de seu ciclo reprodutivo, que vem antes da fase estro (cio propriamente dito). Esta fase pode durar de 6 horas a 2 dias. A gata já começa a demonstrar os primeiros sinais do cio, já procura atrair o macho com seus miados altos e estridentes, porém ainda não aceita o cruzamento. É difícil perceber essa fase, mas normalmente ocorre alguma secreção vaginal e um pequeno aumento das glândulas mamárias.
6) O que fazer quando a gata entra no cio?
A palavra de ordem nesse momento é “paciência”. É uma fase bastante difícil, que gera grande ansiedade e desconforto para as gatas. O que se pode fazer é:
a) Dar mais atenção e carinho do que o normal à gata
b) Brincar, acalmar e distrair a gata
c) Não deixar que ela vá para a rua, fechando as possíveis rotas de fuga e utilizando telas de proteção nas janelas e varandas.
d) Limpar a(s) caixa(s) de areia com maior freqüência, para impedir que ela procure outros locais para urinar
e) Utilizar um difusor sintético de feromônios felinos, que existe em spray ou elétrico no mercado, do tipo que se liga na tomada e se troca o refil periodicamente. Esse difusor pode reduzir a intensidade dos sintomas, principalmente se aplicado alguns dias antes do início do cio.
7) Como impedir que uma gata entre no cio?
A melhor forma de impedir o cio é providenciando a castração.
Conheça aqui a importância da castração em cães e gatos e seus benefícios.
8) Posso dar vacina ou medicamentos anticoncepcionais para a gata?
Hoje em dia, a maioria dos veterinários não recomenda esse tipo de medicamento. São muitos os casos conhecidos de doenças decorrentes desse produto, sobretudo tumores nas mamas, no útero e infecções como piometra.
9) Até que idade uma gata entra no cio?
O ciclo reprodutivo de uma gata costuma ocorrer até seus 14 anos de idade
10) Uma gata que acabou de cruzar pode continuar no cio?
Sim, pode continuar por mais alguns dias no cio, em geral de 4 a 5 dias, mesmo após acasalar. Por isso mesmo, caso a gata cruze novamente com outro gato, ela poderá ter filhotes de pais diferentes numa mesma ninhada.
11) A gata está no cio e cruzou, o que pode acontecer?
Curiosamente, as gatas são diferentes das humanas e das cachorras. Em humanos e em cães, o ovário, em determinada fase do ciclo reprodutivo, libera um ou mais óvulos; em gatas, o óvulo só é liberado depois do cruzamento (ovulação induzida).
Para algumas gatas, basta uma cruza para se ter ovulação; em outras, são necessárias várias.
Portanto, após o cruzamento pode ocorrer:
a) nada, e a gata permanecer no cio
b) ovulação, porém sem fecundação. Neste caso, pode ocorrer gestação psicológica, pois, após a ovulação os níveis de progesterona aumentam de tal forma que podem “enganar” o organismo da gata e ela “achar” que está prenhe. Esse período pode durar de 40 a 50 dias, sendo que algumas gatas não apresentam sintomas e outras se comportam como se realmente estivessem prenhes.
c) ovulação e posterior fecundação, que ocorre 12 a 13 dias após a ovulação. Neste caso, a gata ficará gestante, sendo que a duração da gestação é de 62 a 67 dias.
12) Qual o melhor momento para castrar uma gata?
É sempre bom fazer esta pergunta a um veterinário de confiança, mas atualmente, a grande maioria irá responder que é antes do primeiro cio, por volta dos 4 meses de idade. Isto contradiz a antiga crença de que a castração deve ocorrer após o primeiro cio e, ainda pior, após uma primeira “cria”.
De qualquer forma, a gata poderá ser castrada em qualquer outro período, mas sempre verificando suas condições de saúde com o veterinário, desde que não esteja no cio. A maioria dos veterinários não recomenda a castração durante o cio devido aos riscos de ocorrer hemorragia.
Alguns veterinários são favoráveis à castração pediátrica, outros não. Entenda os motivos desta polêmica aqui.
Supondo que a gata tenha entrado no cio, o melhor momento se dá cerca de 7 dias após o término do cio.
Supondo que a gata tenha parido, a castração pode ser feita logo após o desmame dos filhotes, que ocorre em cerca de 60 dias após o parto. Apesar de algumas gatas poderem entrar no cio mesmo durante a amamentação, é recomendável aguardar que o leite seque primeiro, ou o veterinário deverá fazer a cirurgia pela lateral, sem abrir a barriga (para que as mamas não infeccionem).
13) Gato macho também entra no cio?
Os gatos machos não entram no cio, pois o cio é uma das fases do ciclo reprodutivo das fêmeas. Entretanto, os machos passam por períodos de grande agitação e maior desejo de acasalamento. Isso ocorre principalmente quando há proximidade de alguma fêmea que esteja no cio, na região onde o gato vive.
Muitas pessoas chamam esta fase de cio, pois algumas características são semelhantes ao cio das fêmeas, como os miados altos, a urina de odor mais intenso, a demarcação de território e as tentativas de fuga.
Apesar disso, os machos estão prontos e disponíveis para o acasalamento em qualquer época do ano. No período de maior agitação, podem se tornar mais agressivos e se envolverem em brigas com outros gatos, no intuito de chamarem maior atenção de uma fêmea no cio e conseguirem cruzar com ela.
Alguns gatos, mesmo após castrados ainda podem manter o interesse e a capacidade de montar, embora inférteis. A maioria se torna indiferente após algum tempo de castrado.
Fontes:
Canal do Pet
Portal da Medicina Felina
Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreve nos comentários abaixo
2 Comentários
Eleanore
I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog.
Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the
nice quality writing, it is rare to see a nice blog like this one
today. https://www.waste-Ndc.pro/community/profile/tressa79906983/
Jacqueline Cohen
Thank you, it’s a paid theme.