Comportamento
6 Passos para adaptar um novo gato na casa quando já tem um
Novo gato na casa? Nem sempre é fácil fazer a adaptação com o gato que já está lá. Os felinos domésticos também podem sentir ciúmes. Embora muitas pessoas acreditem que os gatos se apegam mais à casa do que aos donos, isso não é verdade. Veja alguns passos simples que ajudam nessa adaptação:
1 – Verificar a saúde dos gatos
Certifique-se através de consultas e exames veterinários, que o novo gatinho não esteja com algum probleminha ou doença que possam ser transmitidos ao que já mora na casa. O ideal é que ele já chegue vacinado e vermifugado.
Checar a saúde do gato da casa também é recomendável.
2 – Reservar um espaço isolado para o novo gato na casa
Nos 10 primeiros dias, é bom deixar o novo gato em um espaço só dele, com tudo o que ele precisar: caminha, brinquedos, potinhos de água e ração, caixinha de areia. Pode ser em um quarto ou na área de serviço (devidamente protegidos). O gato da casa deve continuar tendo acesso a todos os locais, exceto onde o novo gato estiver.
3- Leve em conta a idade
Se o novo gato for um filhote, a tendência é de aceitar melhor a presença do mais velho, mas isso não é garantido. Alguns gatos, mesmo adultos, podem ser muito sociáveis também.
4- Tenha paciência
O gato da casa pode apresentar mudanças de comportamento, como agressividade ou apatia. Não imponha a presença do novo de forma brusca, nem diminua sua atenção a ele.
5 – Apresente-os aos poucos
Os gatos devem ser colocados no mesmo ambiente aos poucos, sempre sob supervisão. Só interfira na interação se houver risco de algum deles ou ambos se machucarem.
6 – Ofereça recompensas
Petiscos, úmidos ou secos, podem ser oferecidos aos gatos quando estiverem juntos, para que associem a presença do outro como algo positivo.
Deixe um Comentário