Comportamento
Como os cães escolhem para quem vão latir?
1 – Um sinal de alerta
Enquanto seus ancestrais, os lobos, não fazem barulho para não atrair predadores, os cães domésticos foram treinados pelos humanos para darem um alerta.
O latido de um cão para uma pessoa é uma forma de expressar suas impressões e suspeitas. Serve também como mecanismo de defesa, para afastar intrusos e evitar conflitos diretos. Pode ser um aviso, um sinal de alerta, diante de algo considerado como ameaça para o cão.
2 – Lembranças do passado
A forma como uma pessoa está vestida, seus gestos e expressão facial podem despertar as suspeitas de um cão por associação a situação por ele vividas anteriormente.
Se um cão se sentiu ameaçado por alguém vestido de branco (possivelmente um veterinário), é provável que acredite que outras pessoas vestidas de branco possam vir em sua direção com uma agulha enorme e dolorida.
Cães costumam latir para os carteiros por considerarem que são intrusos em sua residência. Muitas vezes eles colocam a mão dentro da casa para entregar a correspondência, tocam a campainha e gritam.
3 – Ameaça
Pessoas que sentem medo de cachorros, normalmente colocam-se em postura defensiva, o que é interpretado como ameaça pelo cão, que pode latir e até atacar nesses casos.
Olhar diretamente nos olhos do cachorro ou tocar o corpo do seu dono podem induzir o cão a latir.
4 – Reencontro feliz
Muitos cães latem para as visitas agradáveis quando estas retornam à casa. O latido significa que o cão está feliz em rever a pessoa.
5 – Diagnóstico da alma
Existe uma situação de difícil entendimento para os humanos quanto ao cachorro que está no portão de casa ou na rua vendo as pessoas passarem. Porque late para algumas e não para outras?
Eliminadas as questões como gestos ameaçadores e roupas, algumas pessoas acreditam que o cachorro vê a “alma” da pessoa que está passando. Assim, faz um rápido diagnóstico: pessoa boa, pode passar; pessoa ruim, latido nela!
Você acredita que os cães sejam capazes de detectar a índole de uma pessoa?
Deixe sua opinião nos comentários
Deixe um Comentário