Comportamento
Cachorro sozinho em casa
Até algum tempo atrás não era comum um cachorro sozinho por muito tempo em casa. O pai saía para trabalhar, as crianças iam para a escola, mas a mãe, dona de casa, estava sempre ali. Também era comum que as famílias tivessem alguém trabalhando diariamente em casa quando a mãe trabalhava fora.
Já há algum tempo a configuração das famílias mudou. Muitas mães trabalham fora, muitas pessoas moram sozinhas e a rotina diária acaba nos obrigando a deixar o cachorro sozinho em casa por longos períodos de tempo.
Assim como nós, humanos, os cães possuem temperamentos diferentes. Alguns são mais independentes, outros nem tanto, e podem acabar sofrendo de ansiedade de separação, um problema que requer maiores cuidados.
O fato é que a grande maioria não gosta de ficar só em casa. Algumas providências a tomar antes de sair de casa podem ajudar a amenizar esse desconforto.
1 – Realizar atividade ou passeio antes de deixar o cachorro sozinho
Brincar bastante com o seu cachorro ou levá-lo para uma caminhada pode ajudar. Fará com que ele gaste energia, fique cansado e queira descansar ou dormir enquanto estiver sozinho. Mas lembre-se de consultar um veterinário para saber ao certo quais atividades ele pode fazer.
2 – Proporcionar conforto e segurança
Fique atento às questões de segurança. Não permita acesso a locais com potencial de queda ou fuga. Tranque portas e feche janelas por onde invasores possam entrar.
Não deixe fiação exposta nem aparelhos que aqueçam muito ligados na tomada, como carregadores de celular, por exemplo.
Deixe água à vontade para o seu cachorro beber e prepare um cantinho aconchegante para ele. Pode ser uma caminha, uma casinha ou um cantinho da casa. No frio, não esqueça das mantas ou cobertores.
3 – Não fazer mudanças marcantes no ambiente
Claro que você não pode deixar todas as portas e janelas abertas, comida cozinhando no fogão e alguns eletrodomésticos ligados, como se estivesse em casa. Mas é muito útil deixar um rádio ligado, portas internas abertas e frestas nas janelas, sempre observando o exposto no item anterior.
Ter acesso aos ambientes e aos objetos que tenham o seu cheiro podem ajudar muito a reduzir a sensação de solidão.
4 – Criar o hábito desde cedo
Algumas pessoas costumam mimar muito e dar muita atenção ao cachorro enquanto filhote, ou logo após tê-lo adotado. Com o tempo começam a se afastar e a não agradá-lo como antes.
Especialmente crianças pequenas, que tendem a enxergar o cachorro como um brinquedo novo assim que ele chega na casa, precisam ser monitoradas e ensinadas.
Portanto, tenha em mente que o mais saudável para o cão é um tratamento constante, com carinho e atenção, mas que possa ser mantido ao longo do tempo, criando um hábito de interação moderada e contínua.
5 – Não fazer despedidas dramáticas
O ideal é nem se despedir do cachorro para que o momento da sua saída não se torne marcante para ele.
Algumas pessoas fazem um verdadeiro ritual de despedida. Falam tchau várias vezes, com carinhos, afagos e até bênçãos. Isso pode transmitir uma sensação de culpa por estar deixando o cachorro sozinho ou uma tentativa de recompensá-lo antecipadamente pelos momentos de solidão que virão a seguir. Esse comportamento pode reforçar para ele o sentimento de tristeza pela solidão.
6 – Deixar brinquedos para ele se distrair
Alguns brinquedos devem ter o seu uso monitorado para que não ofereçam risco ao animal. Outros, entretanto, são excelentes para distrair os peludos justamente quando estão sozinhos. Procure sempre ler as recomendações dos fabricantes.
Brinquedos variados, divertidos e interativos ajudam o cachorro a se distrair e amenizam bastante as horas em que passa sozinho.
Tenha sempre brinquedos variados em casa e faça rodízio para que ele não se canse. Jogue fora os estragados ou muito gastos.
É importante oferecer os brinquedos adequados ao tamanho e idade do animal, levando em conta também seu estado de saúde.
Por exemplo, se ele for jovem, alguns tipos de mordedores são ótimos para limpar os dentes e prevenir tártaro. Já um cão mais velhinho não deve morder objetos duros, que possam danificar seus dentes. Ossinhos de corda são uma excelente opção.
Na sua presença, retire estes brinquedos específicos usados para as horas em que o seu cachorro fica sozinho. Isso faz com que ele associe a sua ausência com a possibilidade de brincar com aqueles brinquedos e sinta menos a sua falta.
Deixe um Comentário