Saúde
Câncer de Mama em Cadelas
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as cadelas. É mais comum que em mulheres.
Cerca de metade dos tumores mamários em cadelas são de fato malignos.
Não há predisposição maior ou menor de acordo com a raça, ou seja, todas estão igualmente sujeitas.
Veja quais são os principais fatores que podem levar ao desenvolvimento desta doença, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.
1 – Principais Fatores
– fatores hereditários:
como o câncer em humanos, existe predisposição genética;
– idade e gênero:
o câncer de mama também pode acometer machos, mas é bem mais raro. As fêmeas com idade superior a 10 anos são as mais acometidas;
– obesidade:
fêmeas que estiveram obesas entre os 9 e 11 meses de idade;
– disfunções hormonais:
provocadas pelo uso de anticoncepcionais ou pela pseudociese (gravidez psicológica)
2 – Sintomas
Ao contrário de outras doenças, esta não costuma provocar mudanças drásticas de comportamento e prostração nos estágios iniciais.
Os sintomas costumam aparecer já em estágio um pouco mais avançado. O principal o aparecimento de caroços nas mamas ou entre elas.
Esses caroços podem provocar dor e inchaço, além de secreções com odor forte e desagradável
3 – Diagnóstico
O médico veterinário faz o diagnóstico através de exames clínicos na região das mamas e exames de citologia aspirativa do nódulo.
Ao identificar que o tumor pode ser maligno, ele poderá também solicitar biópsia, tomografia, ultrassom e radiografias.
4 – Tratamento
Ao ser confirmado como maligno, a primeira opção em tratamento normalmente é a retirada cirúrgica do tumor e das mamas afetadas, além da castração (caso a cadela não seja castrada)
Dependendo do avanço da doença, pode ser indicado pós-cirurgia a quimioterapia para prevenção de reincidência e metástase, que é quando o tumor se espalha para outros órgãos.
5 – Prevenção
Consultas regulares ao veterinário não irão impedir o aparecimento da doença, mas aumentam as chances de cura. A possibilidade de um diagnóstico precoce ajuda muito.
Alimentação adequada, exercícios físicos, de forma a reduzir as chances de obesidade também são um excelente meio de prevenção.
Para evitar crias indesejadas a melhor opção é sempre a CASTRAÇÃO. sendo o uso de medicamentos e vacinas anticoncepcionais não recomendado.
6 – Informações adicionais
Diversos estudos mostram que as chances de desenvolvimento do câncer mamário são reduzidas a 0,5% quando as cadelas são castradas antes do primeiro cio, a 8% após o primeiro cio e a 26% após o segundo.
A proteção conferida pela castração desaparece após os dois anos e meio de idade, quando nenhum efeito é obtido (FONSECA & DALECK, 2000).
Deixe um Comentário