Saúde
Como cuidar do cachorro no verão
O verão está aqui em toda a sua glória e se você não tiver que sofrer com tanto calor, não é tão ruim, não é? Quero dizer, pode ficar um pouco suado, mas o verão é divertido. E seu animal de estimação concordaria totalmente com isso.
No entanto, com a temperatura normal do corpo sendo mais quente que a nossa e um casaco de pele incorporado, o verão pode ser extremamente desafiador para os nossos companheiros caninos. Mas fazer algumas coisas simples pode nos ajudar a manter nossos animais de estimação frescos e confortáveis.
1 – Evite atividades físicas e exposição à luz solar por mais de uma hora
Nossos animais de estimação são cobertos de pelos e suas temperaturas corporais são mais altas que as dos humanos. Além disso, eles não suam como nós para esfriar, para isso ofegam e procuram superfícies frias. Portanto, idealmente, é preciso evitar a exposição à luz do sol por mais de uma hora. No entanto, se eles passam algum tempo ao ar livre, assegure-se de obter sombra adequada e muita água para evitar calor, exaustão e desidratação.
É importante que os passeios na rua e a prática de atividades físicas ao ar livre ocorram nos horários em que o calor seja menos intenso e que a temperatura do solo não seja capaz de queimar as patas. Ou seja, no início da manhã, ao entardecer ou à noite.
2 – Não deixe seus animais de estimação em carros estacionados por qualquer período de tempo
Todo verão, vários animais deixados em carros estacionados sofrem danos cerebrais e morrem de insolação. Em um dia quente, mesmo com as janelas abertas, a temperatura em um carro pode chegar a 48 °C em questão de minutos. Se você vir um animal em um carro estacionado durante o verão, alerte o gerenciamento do shopping ou supermercado. E se o proprietário não retornar imediatamente, ligue para a polícia ou bombeiros.
3 – Cuide da água e da alimentação de forma diferenciada
No verão os cachorros sentem mais sede e devem beber mais água, mas nem todos o fazem. Para facilitar, o ideal é deixar água em mais lugares da casa, trocá-la com maior frequência e até acrescentar pedrinhas de gelo para que fique fresquinha por mais tempo.
Alternativas igualmente válidas são: utilizar bebedouros automáticos que vão dispensando água fresca conforme vai sendo consumida e tigelas geladas – aquelas que mantém a água geladinha por mais tempo.
Os cães também costumam ter menos apetite no verão e pode ser necessário alterar o horário da alimentação. É fundamental oferecer uma dieta nutricionalmente completa e energeticamente equilibrada.
4 – Banhos e Tosas
Durante o verão, os banhos devem ser mais frequentes para refrescar os cachorros. Lembre-se apenas de secá-los bem para que a umidade não colabore na proliferação de fungos.
É interessante tosar o cachorro antes do verão começar. Isso diminuirá o tamanho de pelos e, consequentemente, o calor. A tosa não é indicada para algumas raças, e isso deve ser respeitado. Vale lembrar, também, que a tosa muito curta em animais de pele branca pode exigir cuidados extras com proteção solar.
Uma opção para cães muito peludos é tosar apenas a região da barriga (tosa higiênica). Assim, ela ficará com menos pelos e, quando o cachorro deitar no chão, a pele terá maior contato com o piso frio, ajudando-o a aliviar o calor.
5 – Atenção especial às pulgas e carrapatos
As chuvas constantes e o tempo abafado são condições propícias à proliferação das pulgas e carrapatos. Lembre-se de proteger o seu cãozinho, seja com coleiras específicas ou com remédios aplicados. Estes insetos, conhecidos como ectoparasitas, podem provocar alergias e doenças graves em nossos amigos.
6 – Proporcione “refrescos” dentro de casa
Utilize ventiladores e ar condicionado para refrescar seu cachorro durante os dias mais quentes, porém tome sempre o cuidado de não expô-lo diretamente ao vento. Estes equipamentos devem ter o ar direcionado ao ambiente, nunca a alguém.
Bebidas geladas e até sorvetes podem ser oferecidos, sempre levando em conta a utilização de produtos produzidos para os cães, já que nem tudo que nós podemos ingerir será saudável para eles.
Evite deixar os cães em ambientes abafados, com as janelas fechadas. Substitua as mantas e cobertores quentes por lençóis e edredons fresquinhos.
Dentro de casa evite também o uso de roupinhas e acessórios que possam incomodar os pets nos dias quentes.
Faça uso de tapetes refrescantes, que são práticos e proporcionam o bem-estar que os peludos merecem.
Foto Capa: Photo by Josh Rakower on Unsplash
Deixe um Comentário