Curiosidades
O que é um gato pingado?
De onde teria surgido a expressão gato pingado
Sem uma origem comprovada, só existem suposições. Uma delas é de que havia uma prática japonesa de tortura, em que se derramava óleo fervente em criminosos ou animais, sendo os gatos as maiores vítimas. Poucas pessoas ficavam assistindo a essa macabra tortura, restando apenas os gatos pingados com óleo no local.
Uma outra teoria, também ligada à tortura japonesa, diz que o recipiente usado para despejar o óleo fervente nos infelizes torturados teria o formato de gatos.
Em Portugal é o nome que se dá ao funcionário que se encarrega de cuidar das cerimônias de enterro e daquele que carregava uma tocha a pé, acompanhando os carros fúnebres antigamente.
Com uma conotação depreciativa, serve para descrever uma pessoa sem nenhuma importância, um “zé-ninguém”.
O gato pingado no Brasil
No Brasil, a expressão é mais usada para citar cada um dos poucos indivíduos que comparecem a um evento.
Seguindo uma certa lógica, o gato costuma se isolar e se esvair do contato humano após ter sido torturado. Isso transmite a ideia de escassez, reforçada pela palavra pingado. Infelizmente os gatos têm sido as maiores vítimas da crueldade humana desde a Antiguidade.
Quando há qualquer evento onde é esperada a presença de muitas pessoas e somente poucas aparecem, diz-se que havia apenas meia dúzia de gatos pingados. Pode se tratar de uma manifestação pública, uma festa, um partida de futebol, entre outros.
O cartunista Henfil, falecido em 1988, criou o personagem Gato Pingado. Ele representava a torcida do time de futebol América, do Rio de Janeiro, já que poucas pessoas compareciam aos jogos do time.
Existe também em Goiânia – GO um bloco de carnaval com o nome Gato Pingado. Só que ele contraria a definição do termo e leva muitas pessoas às ruas quando desfila.
Fontes:
Veja.com
Terra – Mundo Animal
Dicionário Priberam
Wikipédia
Deixe um Comentário