Comportamento
Por que os gatos não gostam de água parada?
Alguns gatos domésticos já se adaptaram à forma de se consumir água igual à dos cachorros. Isso significa que tomam água numa vasilha ou tigela.
Entretanto, não sabemos ao certo se tomam a quantidade de água suficiente para suprir a necessidade do organismo.
Isso acontece porque, em geral, os gatos não gostam de água parada.
Por quê os gatos não gostam de água parada
Diz a lenda que os gatos surgiram no antigo Egito, onde havia muita escassez de água. Em tempos de seca, muito comum no deserto, os gatos só conseguiam tomar pouca água, sempre de pequenas quantidades, gotinhas, água espirrada ou de alimentos. Desta forma, os gatos teriam evoluído já com um desinteresse natural pela água.
Ao longo do tempo, os gatos, assim como os felinos selvagens, tiveram diversas oportunidades de perceber que a água parada tende a ser menos saudável que a corrente. Por não ser fresca, pode conter parasitas e causar sérios problemas de saúde.
Os gatos, mesmo já domesticados há mais de 9 mil anos, ainda preservam a memória genética e, por instinto, tendem a rejeitar a água parada.
Quais as consequências do consumo insuficiente de água para os gatos
A deficiência de água, em casos muito extremos pode levar o gato a ter problemas no seu aparelho urinário, como cristais na urina, cálculos nos rins, etc. Doenças renais são a causa de morte mais comum nos gatos idosos.
Outros problemas, como a desidratação, podem causar escamação na pele, pelos com pouco brilho, apatia e mau humor.
Halitose e problemas de circulação periférica também podem ser causados pela pouca ingestão de água.
Quanto um gato deve tomar de água por dia
Essa é uma questão que varia de acordo com o peso e idade do gato. Sabe-se que gatos filhotes e idosos devem ingerir um pouco mais de água que os adultos. Em tempos de calor, a ingestão de água também deve aumentar um pouco.
Em geral, só para se ter uma ideia, é recomendado que um gato consuma diariamente 50 ml de água para cada quilo de peso.
Por exemplo, um gato de 3Kg deve consumir em torno de 150ml de água por dia. Isto, já considerando a quantidade de água fornecida com o alimento. A ração úmida pode conter até 80% de água na sua composição e a seca tem em média 10%.
Assim, os veterinários recomendam que seja fornecida uma quantidade diária de 60 a 120ml.
Como fazer o gato beber mais água
Alguns gatos se recusam a tomar água de vasilha e procuram alternativas como água de torneira, ou do box, após o banho do humano, de água de chuva e até mesmo do vaso sanitário.
Em algumas destas situações, o gato pode correr o risco de se intoxicar ou de ingerir parasitas.
De qualquer forma, a água que o gato irá beber deve ser limpa e fresca.
Uma das alternativas atualmente encontradas para solucionar esta questão é utilizar UMA FONTE DE ÁGUA CORRENTE.
Deixe um Comentário